12 – CAMINHOS DA VIDA









http://www.youtube.com/watch?v=g7wiq8PhI9c




1 – Em nossas vidas, as configurações dos acontecimentos dependem do caminho que estamos trilhando. Nem tanto à esquerda, nem tanto à direita, o caminho ideal é sempre o do meio, do equilíbrio, da serenidade, de menos contradições, de menores extremos, de reduzidos algos e baixos, da reflexão constante e ponderada. Assim procedendo, estaremos construindo bases sólidas e não pré-moldadas para contornarmos cada situação que a vida apresenta. Jamais confundamos ser flexível com ser volúvel ou, pior ainda, ser sorrateiramente oportunista. Cada ser está num determinado momento do seu estágio evolutivo. Cabe aos que estão na dianteira, sinalizar o caminho aos que seguem atrás. O momento presente é muito importante para definir o mapa de situações futuras. Conduzindo-se corretamente no agora, dando o melhor de si mesmo, fará com que novas oportunidades apareçam e venham a coincidir com anseios pretéritos solicitados nos momentos de oração e meditação. Paciência, aconselhamentos, leituras edificantes, palestras, trabalhos voluntários, bons pensamentos, lembrar do próximo, fabricar sorrisos, bons exemplos, atitudes positivas, nobres ações, sempre ajudam a manter a paz interior, a luz no lar, o equilíbrio psíquico das relações e o indicativo de horizontes mais salutares para nossos destinos.




2 – Nossas almas em evolução necessitam da consciência que estamos encardidos de maus hábitos adquiridos ao longo de diversas existências. Esse é o primeiro passo para transformações graduais que irão repaginando nossas histórias. Em número incontável de vezes nos deparamos com devedores ou credores de histórias pregressas de vida. Cabe aos mais esclarecidos a conta do discernimento e a melhor desenvoltura nesses importantes capítulos da nossa existência. Bom caráter é uma ferramenta importante na hora de saber escolher alguns amigos e parceiros de jornada. O autoconhecimento e o senso crítico são primordiais na hora de evoluirmos e projetarmos novos caminhos. A nossa reconstrução irá somente até onde conseguirmos nos perceber. Reparar o que não enxergamos é tarefa impraticável. Por este motivo torna-se necessário adquirirmos o novo hábito de executarmos o inverso do que estamos acostumados: Nos momentos de boas venturas, lembrarmos mais dos outros e menos de nós, mas nos momentos de apontar defeitos lembrarmos mais de nós do que dos outros. Precisamos pensar no que podemos fazer para melhorar o quadro que estamos vivenciando nesta etapa da vida. Ficará muito mais fácil limparmos as pedras dos nossos caminhos do que exigirmos que todos em nossa volta removam as pedras dos seus.



3 – A verdade deve imperar em todos os momentos, mas toda essa verdade deverá andar acompanhada de alguns aliados que deveriam ser inseparáveis: altruísmo, dignidade do ser humano, bons e responsáveis ensinamentos,  aprimoramento das situações sociais e econômicas de todas as pessoas e não somente a preocupação com a própria condição, defesa da vida humana, animal e do meio ambiente, orientação e incentivo ao trabalho, estudo, ciência e tecnologia. Todo esforço evolutivo deverá vir acompanhado de conhecimento, pois que a bússola indicadora de caminhos está na raiz de uma personalidade que vem sendo formada por sucessivas experiências de vida. O somatório de todos esses fatos psicológicos que moldam nossa personalidade são muito fortes mas não são imutáveis. A finalidade de nossa vida é aprender, ensinar, auxiliar, amar e progredir. Em todo comportamento humano há uma lógica. Quanto mais iluminados forem nossos hábitos mais responsável, equilibrada, profunda, correta e admirável será a lógica que governará nossas atitudes e ampliará as portas e os seus respectivos segredos para novos, nobres e melhores caminhos.



.











...

Nenhum comentário:

Postar um comentário