40 - Sucesso Na Profissão e Espiritualidade no Coração












1 - Muitas pessoas questionam se a vida espiritual é ou não é condizente com uma carreira de sucesso. Alguns sentem remorso ou peso na consciência por acreditarem que não estão de acordo com a espiritualidade ao perceberem que estão trilhando uma carreira de sucesso. Esse tema, por ser delicado, é muito pouco abordado, comentado e explorado. O que temos a dizer a esse respeito é que o material deve sempre estar a serviço do espiritual. Não há problema algum em alguém possuir uma carreira de sucesso, de glórias, de conforto material, desde que isso tudo não o tire do caminho do estudo, da superação de si mesmo e de ajudar a muitas pessoas a também conquistarem a segurança financeira. Os empresários, administradores, gestores de sucesso, que conseguirem unir todos os conteúdos morais ao sucesso profissional, lembrando sempre, em todos os dias da sua vida, receitas básicas, que servirão para promover seu equilíbrio e o bem estar de todos que o cercam e trabalham em conjunto, estarão de acordo com as leis de amor, trabalho e progresso. Como veremos a seguir, uma gestão de sucesso pode e deve caminhar de braços dados com os conceitos espirituais de origem superior. Tudo na vida evolui constantemente, inclusive as normas de gestão.



2 - O aprimoramento constante das técnicas de gestão introduziu mais do que conceitos relacionados à análise de planilhas, relatórios de custos, tabelas operacionais ou de sistemas. Sordi (2005) salienta que a acirrada competição por melhores fatias de mercado acarretou em uma revisão e inovação das operações e práticas administrativas. Novos componentes caracterizam a excelência em gestão, tais como:

- Atenção e acompanhamento do cliente e de toda a vida do produto ou serviço;

- Dedicação e cuidados na qualidade dos processos e a cada etapa da fabricação;

- Desenvolvimento de programas de incentivo ao aprendizado;

- Qualidade também no processo relativo aos desdobramentos financeiros da gestão.



3 - O que as empresas mais querem nos dias de hoje é uma larga margem de lucros, competitividade e a consequente liderança no mercado, fatos estes que somente ocorrerão com a intervenção de um ser humano muito capacitado chamado Gestor. O Gestor competente, além de uma série de atributos profissionais, necessita saber lidar com pessoas, saber colocar a pessoa certa no lugar certo, saber entender as necessidades dos colaboradores e ter a consciência de que a qualidade e produtividade também derivam de um funcionário realizado, fazendo o que for melhor para si, em primeiro lugar, e depois, fazendo o seu melhor pela organização. 



4 - Aprendizado, vontade, vocação, energia e dedicação são elementos necessários para empreender. Na última década houve um salto qualitativo e quantitativo nas técnicas de gestão que surgiram ou foram aprimoradas. O sucesso não cairá do céu, será fruto de trabalho com características bem definidas como: A junção do nascer Gestor com a vontade de se aprimorar e querer ser um ótimo Gestor; Desenvolvimento do conhecimento e experiência; Muita competência e dedicação ao trabalho; Rede extensa de relacionamentos; Além de um pouco de intuição, sorte, talento, informação e investimento financeiro. De acordo com o modelo de gestão de uma organização passou-se a definir o modo de produção de uma empresa e o consequente reflexo na qualidade do seu produto. Trazer o futuro e qualificar-se como um Gestor de sucesso, significa encontrar a chave para o grande segredo do caminho de se ir buscar recursos onde normalmente não haveria.



5 - O êxito de uma organização reside no foco de seus processos, transformando-a numa empresa mais competitiva e moderna. O Gestor de sucesso, em uma empresa de sucesso, necessita estar atento aos acontecimentos, com os pés no chão, o corpo no presente e a cabeça no futuro. Um Gestor desse porte consegue transformar seus sonhos em projetos, sabe tirar proveito das tormentas econômicas e políticas, realiza-se com seus feitos profissionais e de toda a equipe, questiona a realidade do momento em que vive para buscar novas oportunidades, está sempre disposto a aprender mais para fazer melhor, não conhece a palavra comodismo porque constrói a própria estrada que desafia as tradicionais soluções, tira proveito e motivação até dos próprios erros, possui a habilidade de passar por riscos calculados, unifica equipes, está continuamente preocupado, em primeiro lugar, com o lado humano e sabe se comunicar de maneira motivadora.



6 - O Gestor competente sabe da importância, para sua organização, de possuir uma visão especial para seu público externo, interno, fornecedores, patrocinadores e concorrentes de segmentos similares. A gestão estratégica de qualidade geralmente tem sua origem em um Gestor que, além de todo o embasamento científico necessário, possui o prazer de exercer uma ótima gestão, já intrínseca no seu DNA. Para o Gestor diferenciado as vitórias de toda uma equipe ditam o formato da sua agradável sensação de realização. Profissionais deste gabarito, cultivam a humildade, sabem que o peso do grupo é muito maior que o da sua vaidade, conquistam pessoas pelos nobres procedimentos e, oposto ao que normalmente ocorre, sabem que o funcionário é o ator principal e o Gestor atua como seu empresário.



7 - Basicamente encontramos 3 tipos fundamentais de Gestores: Um Gestor comum pensa na carreira e na remuneração; um bom Gestor pensa com orgulho sobre o trabalho realizado e um Gestor diferenciado realiza-se com as vitórias, progressos e satisfações de um grupo inteiro. Um Gestor comum pensa na sua equipe como soldados que precisam vencer batalhas e aniquilar o inimigo; o bom Gestor pensa na sua equipe como um time que precisa vencer um campeonato, mas o Gestor diferenciado pensa na sua equipe como uma força de paz da cruz vermelha que necessita realizar um trabalho brilhante, de esforço, de abnegação, de qualidade, que irá contribuir de alguma forma para a melhoria, satisfação ou progresso da sociedade, que vê na remuneração a recompensa para uma melhor qualidade de vida de toda sua equipe e se sente muito bem por isso. O Gestor comum une o profissional ao funcional; o bom Gestor une o profissional ao intelectual e o Gestor diferenciado consegue unir o profissional ao espiritual-comportamental. O Gestor comum exige desempenho e resultado; o bom Gestor pede comprometimento e o Gestor diferenciado promove uma mudança de vida, de mentalidade e de comportamento em toda sua equipe.



8 - No complexo mundo empresarial não basta definir uma boa estratégia, também é preciso definir quais serão os planos para a execução mais acertada. O Gestor irá determinar o que deverá ser feito, como deverá ser feito e quem irá fazer o quê, sempre trilhando sobre a linha dos objetivos pré-estabelecidos e sem descuidar do tempo determinado para cada projeto. Lima e Montenegro (2009) comentam que o gerenciamento do tempo, motivado por incertezas diversas, tem se tornado o grande desafio das equipes. A partir deste momento se chegará ao nível de se delinear o que será feito para cada meta individual ser atingida. Dentro desta estratégia poderão ocorrer grandes projetos corporativos que irão dar suporte para a estratégia programada. O planejamento estratégico é o detalhamento de como uma estratégia será implementada. O próximo passo será a avaliação e a correção das metas e dos projetos, caso haja necessidade.



9 - A própria estratégia deverá sofrer avaliações periódicas para verificar se o objetivo principal está sendo alcançado. A todos estes mecanismos descritos acima, dá-se o nome de gestão estratégica. A grande dificuldade das empresas é encontrar Gestores capacitados que saibam fazer com que o corpo funcional saia do seu dia-a-dia por breves momentos e tenha uma visão macro do que seria uma gestão estratégica. É neste cenário moderno e complexo que se encaixa a figura de um Gestor competente e habilidoso que irá proporcionar à organização a atenção especial para cada área e suas peculiaridades, de modo que toda a estrutura esteja orientada para o engajamento no processo de execução de um determinado planejamento.



10 - Podemos dizer que a gestão precisou mudar consideravelmente a maneira de perceber o mercado e o Gestor que melhor se adaptar a essas mudanças consequentemente trará resultados mais eficazes para sua organização. As pessoas possuem um capital de trabalho que será negociado e depositado dentro de uma organização que possua um Gestor que saiba extrair o que houver de melhor nesse precioso capital de trabalho. Os tempos mudaram e já não há mais lugar, nas primeiras colocações, para o Gestor que fica apenas focado nos objetivos, cercado de planilhas, mapas, gráficos e relatórios, apenas ditando regras e ordens do alto de suas confortáveis cadeiras.



11 - Um líder pode ser seguido por medo, obrigação ou paixão. Aquele que possuir a habilidade de passar paixão, motivação, informação, comunicação, refinamento, determinação e entusiasmo para seus colaboradores, já terá meio caminho andado para o sucesso de seu produto ou serviço. É preciso saber desenvolver a perspicácia de compreender coisas importantes como:

- O que preenche uma empresa durante a luz do dia são as pessoas, sendo que, são essas mesmas pessoas que desenvolvem o seu melhor potencial, ou não, em produtos e serviços para outras pessoas;

- Para ter é preciso ser, pois quem for o melhor dentro de suas reais potencialidades terá os melhores resultados;

- Relatórios são importantes, mas o mais importante é saber decifrar o mercado e compreender as necessidades dos colaboradores, pois a empatia fortalece laços que ultrapassam as horas de trabalho e motivam o corpo funcional para realizarem o seu melhor;

- Ter a consciência plena que os que decidem tudo são pessoas, pois há pessoas que produzem determinado produto ou serviço e há pessoas que compram este produto ou serviço;

- O cliente ficará mais inclinado a acreditar, respeitar e adquirir um produto que, em primeiro lugar, tenha sido originado em um local que promova a felicidade interna na organização e que demonstre comprometimento sério com o meio ambiente e o futuro das pessoas em um mundo melhor;

- O verdadeiro poder está na mão das pessoas: Compradores, em primeiro lugar, e depois, atuando como coadjuvantes do processo teremos os colaboradores, fornecedores e participantes indiretos do mercado produtor e consumidor.



12 - Não há grandes diferenças na gestão de empresas grandes e empresas não tão grandes, no que diz respeito ao caminho do sucesso. O que realmente faz toda a diferença, para uma gestão de excelência, é o trabalho de grandes equipes ou médias equipes, quando se trata de afinação e rendimento. Segundo Buckingham e Coffman (1999) grandes funcionários necessitam de Gestores sábios. Quando equipes de sucesso são estudadas, na tentativa de se desenvolver pontos em comum, pesquisas mostram, surpreendentemente, que não há uma fórmula ou formato comum, mas sim pensamentos, times e Gestores comprometidos com a satisfação individual e depois em equipe.



13 - As equipes não são idênticas e apresentam características peculiares, não só entre empresas de sucesso, mas também, entre equipes de uma mesma organização. Observou-se que os Gestores de maior sucesso no mundo dos negócios possuem, como premissa básica, criar um ambiente de empatia focando nas habilidades e nos pontos mais fortes de cada funcionário e não nos pontos fracos como normalmente ocorre. Tentam localizar o ponto de equilíbrio entre as eficiências de um pequeno grupo com as deficiências de outro pequeno grupo e vice-versa. Em reuniões estratégicas, sem citar nomes, reservam uma pequena parte do encontro para salientarem que cada um é responsável por sua carreira, que todos merecem alcançar o sucesso, e, por isso, cada um sabe qual o seu ponto fraco a ser trabalhado para que, num futuro próximo, possa ocupar melhores colocações por tornar-se um colaborador mais completo. É nesse clima amigável de união e superação que se consegue extrair o melhor desempenho de todos.



14 - De acordo com Buckingham e Coffman (2011), Gestor de talento é aquele que consegue transformar as habilidades dos seus recursos humanos em ótimos desempenhos, naturalmente falando. Não há grandes fórmulas para compor uma excelente equipe, o que precisa ficar claro na mente do Gestor é que ele deve motivar e deixar aflorar os pontos positivos de cada funcionário e promover um ambiente onde o talento de um não entre em rota de colisão com o talento de outro, pois o elemento principal num ambiente saudável de trabalho é o espírito de união e respeito da equipe. As pessoas são diferentes, por essa razão, se todos forem tratados de forma igual, a equipe será desafinada. Para se obter a correta afinação para pessoas diferentes, será necessário tratamento diferenciado, explorando o lado positivo de cada um, motivando o funcionário dia após dia. A atenção dispensada a cada componente da equipe trará ótimos frutos no futuro porque cada integrante se sentirá valorizado, respeitado e exclusivo.



15 - O mercado é variado, é preciso ter em mente que escolher a composição de uma boa equipe fará toda a diferença. Parece simples, mas não é. Normalmente, o que vem ocorrendo até hoje, é a escolha de um funcionário pelo lado profissional em detrimento de outras habilidades. Esse sistema pode dar certo por um tempo, mas, no futuro, poderá trazer sérios problemas. Outro problema sério a ser enfrentado é a vaidade das pessoas. Gestores vaidosos darão preferência a funcionários bajuladores. Portanto, saber escolher uma equipe de qualidade já começa pela escolha de um sábio e humanizado Gestor. O lado funcional poderá ser treinado. O componente mais importante de uma pessoa, além do talento, é o seu caráter, a sua índole, a sua força de vontade em querer ser alguém, uma pessoa de bem, em usar somente meios lícitos, andar pelo caminho mais correto sem nunca pisar, lesar ou difamar alguém. Talento e valores morais estão acima da capacidade intelectual ou das experiências profissionais. Obviamente, o ideal seria encontrar exímios profissionais talentosos com excelentes qualidades morais, mas isto é extremamente raro e tais funcionários, quando localizados, certamente serão os grandes Gestores do futuro.



16 - As habilidades que estiverem em sintonia com a realização de um ótimo resultado comporão o papel de um grande Gestor. Saber recrutar pelo talento e valores morais, ser capaz de escalonar corretamente os resultados obtidos, concentração especial nos pontos fortes e encontrar o ponto de equilíbrio nas diferenças, requer dedicação, trabalho e sensibilidade. Ser objetivo e relacionar os talentos de cada um, após breves reuniões individuais, para conhecer melhor as qualidades da equipe. Saber observar e interagir com os colaboradores auxiliando-os em alguns momentos, ao contrário de somente o Gestor ser auxiliado, cria uma relação de empatia que favorecerá a produtividade sobre diversos aspectos psicológicos e profissionais. O importante não é só ser capaz de enxergar as qualidades, mas estar sempre atento para saber diferenciar comportamentos naturais de atitudes fabricadas. Sempre lembrar que atitudes positivas acima da média só farão realmente parte da personalidade de alguém se essa atitude ocorrer com alguma frequência e não em raros momentos ou somente quando os Gestores estiverem por perto observando.


            
17 - Quando um funcionário é consultado sobre seus talentos e em quais setores ele desempenha melhor suas potencialidades, acontecem três coisas interessantes: A) O empregado sente-se valorizado por ter sido consultado; B) A satisfação com o trabalho aumenta consideravelmente por estar executando uma tarefa muito próxima da sua área mental de talentos; C) E o mais importante que é, sem dúvida, ao sentir-se valorizado e realizado, o funcionário entra numa região de absoluta gratidão, tenta retribuir com sua dedicação e produz muito mais por ter sido colocado à prova, em uma espécie de desafio de confiança, onde ele sabe que, na função escolhida por ele mesmo, deverá render  mais do que outros que estavam trabalhando naquele setor sem a devida vocação ou consulta. Conseguir construir mentalmente o caminho inverso da produção ajuda a entender o mecanismo de uma forma mais eficaz. Quem manda no mercado e quem compra é o cliente. O cliente quer um produto de qualidade a um bom preço. A qualidade e o bom preço dependem de excelência na produção. Quem faz a produção ser maior ou menor, com grande ou pequena qualidade, é o empregado. O funcionário satisfeito, realizado, no lugar certo, produz mais, melhor, com alegria, comprometimento e com alta qualidade, tanto no produto quanto na sua performance.



18 - Os grandes Gestores esperam de cada colaborador um ótimo desempenho, inclusive o deles mesmos. Uma das atribuições diárias dos grandes Gestores é verificar amigavelmente o andamento de cada processo, de cada setor, de cada empregado. Verificar se os funcionários necessitam de alguma coisa, anotar sugestões, oferecer apoio e salientar os pontos positivos de cada um com pequenos comentários positivos e estimuladores. Em empresas com muitos funcionários esse trabalho poderá ser realizado com um empregado de cada setor, a cada dia. Para se exigir muito trabalho é preciso dar o exemplo com muito trabalho, para se exigir muita qualidade no trabalho é preciso demonstrar muita qualidade também. O exemplo deverá vir sempre de cima. Quando houver alguma reunião, focar sempre no futuro, pois de nada irá adiantar perder muito tempo debatendo temas do passado. O futuro é mais importante, o futuro poderá ser modificado e motiva a capacidade criativa das pessoas. Após cada reunião, encerre o tema com um conceito espiritual de nível muito superior, como, por exemplo: Repartir não entra mais no conceito de boa ação, participa das regras da obrigação, pensem nisso, futuros gestores, administradores e empresários. 





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