1
- Muitas pessoas questionam se a vida espiritual é ou não é condizente com uma
carreira de sucesso. Alguns sentem remorso ou peso na consciência por
acreditarem que não estão de acordo com a espiritualidade ao perceberem que
estão trilhando uma carreira de sucesso. Esse tema, por ser delicado, é muito
pouco abordado, comentado e explorado. O que temos a dizer a esse respeito é
que o material deve sempre estar a serviço do espiritual. Não há problema algum em
alguém possuir uma carreira de sucesso, de glórias, de conforto material, desde
que isso tudo não o tire do caminho do estudo, da superação de si mesmo e de
ajudar a muitas pessoas a também conquistarem a segurança financeira. Os
empresários, administradores, gestores de sucesso, que conseguirem unir todos os
conteúdos morais ao sucesso profissional, lembrando sempre, em todos os dias da
sua vida, receitas básicas, que servirão para promover seu equilíbrio e o bem
estar de todos que o cercam e trabalham em conjunto, estarão de acordo com as
leis de amor, trabalho e progresso. Como veremos a seguir, uma gestão de
sucesso pode e deve caminhar de braços dados com os conceitos espirituais de
origem superior. Tudo na vida evolui constantemente, inclusive as normas de gestão.
2
- O aprimoramento constante das técnicas de gestão introduziu
mais do que conceitos relacionados à análise de planilhas, relatórios de
custos, tabelas operacionais ou de sistemas. Sordi (2005) salienta que a acirrada
competição por melhores fatias de mercado acarretou em uma revisão e inovação
das operações e práticas administrativas. Novos componentes caracterizam a
excelência em gestão, tais como:
- Atenção e acompanhamento do cliente e
de toda a vida do produto ou serviço;
- Dedicação e cuidados na qualidade dos
processos e a cada etapa da fabricação;
- Desenvolvimento de programas de
incentivo ao aprendizado;
- Qualidade também no processo relativo
aos desdobramentos financeiros da gestão.
3 - O que as empresas mais querem nos
dias de hoje é uma larga margem de lucros, competitividade e a consequente
liderança no mercado, fatos estes que somente ocorrerão com a intervenção de um
ser humano muito capacitado chamado Gestor. O Gestor competente, além de uma
série de atributos profissionais, necessita saber lidar com pessoas, saber
colocar a pessoa certa no lugar certo, saber entender as necessidades dos
colaboradores e ter a consciência de que a qualidade e produtividade também
derivam de um funcionário realizado, fazendo o que for melhor para si, em
primeiro lugar, e depois, fazendo o seu melhor pela organização.
4 - Aprendizado, vontade, vocação,
energia e dedicação são elementos necessários para empreender. Na última década
houve um salto qualitativo e quantitativo nas técnicas de gestão que surgiram
ou foram aprimoradas. O sucesso não cairá do céu, será fruto de trabalho com
características bem definidas como: A junção do nascer Gestor com a vontade de
se aprimorar e querer ser um ótimo Gestor; Desenvolvimento do conhecimento e
experiência; Muita competência e dedicação ao trabalho; Rede extensa de
relacionamentos; Além de um pouco de intuição, sorte, talento, informação e
investimento financeiro. De acordo com o modelo de gestão de uma organização passou-se
a definir o modo de produção de uma empresa e o consequente reflexo na
qualidade do seu produto. Trazer o futuro e qualificar-se como um Gestor de
sucesso, significa encontrar a chave para o grande segredo do caminho de se ir
buscar recursos onde normalmente não haveria.
5 - O êxito de uma organização reside
no foco de seus processos, transformando-a numa empresa mais competitiva e
moderna. O Gestor de sucesso, em uma empresa de sucesso, necessita estar atento
aos acontecimentos, com os pés no chão, o corpo no presente e a cabeça no
futuro. Um Gestor desse porte consegue transformar seus sonhos em projetos,
sabe tirar proveito das tormentas econômicas e políticas, realiza-se com seus
feitos profissionais e de toda a equipe, questiona a realidade do momento em que vive para buscar
novas oportunidades, está sempre disposto a aprender mais para fazer melhor, não
conhece a palavra comodismo porque constrói a própria estrada que desafia as
tradicionais soluções, tira proveito e motivação até dos próprios erros, possui
a habilidade de passar por riscos calculados, unifica equipes, está continuamente preocupado, em primeiro lugar, com o lado humano e sabe se
comunicar de maneira motivadora.
6 - O Gestor competente sabe da
importância, para sua organização, de possuir uma visão especial para seu
público externo, interno, fornecedores, patrocinadores e concorrentes de
segmentos similares. A gestão estratégica de qualidade geralmente tem sua
origem em um Gestor que, além de todo o embasamento científico necessário,
possui o prazer de exercer uma ótima gestão, já intrínseca no seu DNA. Para o
Gestor diferenciado as vitórias de toda uma equipe ditam o formato da sua
agradável sensação de realização. Profissionais deste gabarito, cultivam a humildade, sabem que o peso do grupo é muito maior que o da sua vaidade, conquistam pessoas pelos nobres procedimentos e, oposto ao que normalmente ocorre, sabem que o funcionário é o ator principal e o Gestor atua como seu empresário.
7 - Basicamente encontramos 3 tipos
fundamentais de Gestores: Um Gestor comum pensa na carreira e na remuneração; um bom
Gestor pensa com orgulho sobre o trabalho realizado e um Gestor diferenciado
realiza-se com as vitórias, progressos e satisfações de um grupo inteiro. Um
Gestor comum pensa na sua equipe como soldados que precisam vencer batalhas e
aniquilar o inimigo; o bom Gestor pensa na sua equipe como um time que precisa
vencer um campeonato, mas o Gestor diferenciado pensa na sua equipe como uma
força de paz da cruz vermelha que necessita realizar um trabalho brilhante, de
esforço, de abnegação, de qualidade, que irá contribuir de alguma forma para a
melhoria, satisfação ou progresso da sociedade, que vê na remuneração a
recompensa para uma melhor qualidade de vida de toda sua equipe e se sente
muito bem por isso. O Gestor comum une o profissional ao funcional; o bom Gestor une
o profissional ao intelectual e o Gestor diferenciado consegue unir o
profissional ao espiritual-comportamental. O Gestor comum exige desempenho e
resultado; o bom Gestor pede comprometimento e o Gestor diferenciado promove
uma mudança de vida, de mentalidade e de comportamento em toda sua equipe.
8 - No complexo mundo empresarial não
basta definir uma boa estratégia, também é preciso definir quais serão os
planos para a execução mais acertada. O Gestor irá determinar o
que deverá ser feito, como deverá ser feito e quem irá fazer o quê, sempre
trilhando sobre a linha dos objetivos pré-estabelecidos e sem descuidar do
tempo determinado para cada projeto. Lima e Montenegro (2009) comentam que o
gerenciamento do tempo, motivado por incertezas diversas, tem se tornado o
grande desafio das equipes. A partir deste momento se chegará ao nível de se
delinear o que será feito para cada meta individual ser atingida. Dentro desta
estratégia poderão ocorrer grandes projetos corporativos que irão dar suporte
para a estratégia programada. O planejamento estratégico é o detalhamento de
como uma estratégia será implementada. O próximo passo será a avaliação e a
correção das metas e dos projetos, caso haja necessidade.
9 - A própria estratégia deverá sofrer
avaliações periódicas para verificar se o objetivo principal está sendo
alcançado. A todos estes mecanismos descritos acima, dá-se o nome de gestão
estratégica. A grande dificuldade das empresas é encontrar Gestores capacitados
que saibam fazer com que o corpo funcional saia do seu dia-a-dia por breves
momentos e tenha uma visão macro do que seria uma gestão estratégica. É neste
cenário moderno e complexo que se encaixa a figura de um Gestor competente e
habilidoso que irá proporcionar à organização a atenção especial para cada
área e suas peculiaridades, de modo que toda a estrutura esteja orientada para
o engajamento no processo de execução de um determinado planejamento.
10 - Podemos dizer que a gestão
precisou mudar consideravelmente a maneira de perceber o mercado e o Gestor que
melhor se adaptar a essas mudanças consequentemente trará resultados mais
eficazes para sua organização. As pessoas possuem um capital de trabalho que
será negociado e depositado dentro de uma organização que possua um Gestor que
saiba extrair o que houver de melhor nesse precioso capital de trabalho. Os
tempos mudaram e já não há mais lugar, nas primeiras colocações, para o Gestor
que fica apenas focado nos objetivos, cercado de planilhas, mapas, gráficos e
relatórios, apenas ditando regras e ordens do alto de suas confortáveis
cadeiras.
11 - Um líder pode ser seguido por
medo, obrigação ou paixão. Aquele que possuir a habilidade de passar paixão,
motivação, informação, comunicação, refinamento, determinação e entusiasmo para
seus colaboradores, já terá meio caminho andado para o sucesso de seu produto
ou serviço. É preciso saber desenvolver a perspicácia de compreender coisas
importantes como:
- O que preenche uma empresa durante a
luz do dia são as pessoas, sendo que, são essas mesmas pessoas que desenvolvem
o seu melhor potencial, ou não, em produtos e serviços para outras pessoas;
- Para ter é preciso ser, pois quem for
o melhor dentro de suas reais potencialidades terá os melhores resultados;
- Relatórios são importantes, mas o
mais importante é saber decifrar o mercado e compreender as necessidades dos
colaboradores, pois a empatia fortalece laços que ultrapassam as horas de
trabalho e motivam o corpo funcional para realizarem o seu melhor;
- Ter a consciência plena que os que
decidem tudo são pessoas, pois há pessoas que produzem determinado produto ou
serviço e há pessoas que compram este produto ou serviço;
- O cliente ficará mais inclinado a
acreditar, respeitar e adquirir um produto que, em primeiro lugar, tenha sido
originado em um local que promova a felicidade interna na organização e que
demonstre comprometimento sério com o meio ambiente e o futuro das pessoas em
um mundo melhor;
- O verdadeiro poder está na mão das
pessoas: Compradores, em primeiro lugar, e depois, atuando como coadjuvantes do
processo teremos os colaboradores, fornecedores e participantes indiretos do
mercado produtor e consumidor.
12 - Não há grandes diferenças na
gestão de empresas grandes e empresas não tão grandes, no que diz respeito ao caminho
do sucesso. O que realmente faz toda a diferença, para uma gestão de
excelência, é o trabalho de grandes equipes ou médias equipes, quando se trata
de afinação e rendimento. Segundo Buckingham e Coffman (1999) grandes
funcionários necessitam de Gestores sábios. Quando equipes de sucesso são
estudadas, na tentativa de se desenvolver pontos em comum, pesquisas mostram,
surpreendentemente, que não há uma fórmula ou formato comum, mas sim
pensamentos, times e Gestores comprometidos com a satisfação individual e
depois em equipe.
13 - As equipes não são idênticas e apresentam
características peculiares, não só entre empresas de sucesso, mas também, entre
equipes de uma mesma organização. Observou-se que os Gestores de maior sucesso
no mundo dos negócios possuem, como premissa básica, criar um ambiente de
empatia focando nas habilidades e nos pontos mais fortes de cada funcionário e
não nos pontos fracos como normalmente ocorre. Tentam localizar o ponto de
equilíbrio entre as eficiências de um pequeno grupo com as deficiências de
outro pequeno grupo e vice-versa. Em reuniões estratégicas, sem citar nomes, reservam
uma pequena parte do encontro para salientarem que cada um é responsável por
sua carreira, que todos merecem alcançar o sucesso, e, por isso, cada um sabe
qual o seu ponto fraco a ser trabalhado para que, num futuro próximo, possa
ocupar melhores colocações por tornar-se um colaborador mais completo. É nesse
clima amigável de união e superação que se consegue extrair o melhor desempenho
de todos.
14 - De acordo com Buckingham e Coffman
(2011), Gestor de talento é aquele que consegue transformar as habilidades dos
seus recursos humanos em ótimos desempenhos, naturalmente falando. Não há
grandes fórmulas para compor uma excelente equipe, o que precisa ficar claro na
mente do Gestor é que ele deve motivar e deixar aflorar os pontos positivos de
cada funcionário e promover um ambiente onde o talento de um não entre em rota
de colisão com o talento de outro, pois o elemento principal num ambiente
saudável de trabalho é o espírito de união e respeito da equipe. As pessoas são
diferentes, por essa razão, se todos forem tratados de forma igual, a equipe
será desafinada. Para se obter a correta afinação para pessoas diferentes, será
necessário tratamento diferenciado, explorando o lado positivo de cada um,
motivando o funcionário dia após dia. A atenção dispensada a cada componente da
equipe trará ótimos frutos no futuro porque cada integrante se sentirá
valorizado, respeitado e exclusivo.
15 - O mercado é variado, é preciso ter
em mente que escolher a composição de uma boa equipe fará toda a diferença.
Parece simples, mas não é. Normalmente, o que vem ocorrendo até hoje, é a
escolha de um funcionário pelo lado profissional em detrimento de outras
habilidades. Esse sistema pode dar certo por um tempo, mas, no futuro, poderá
trazer sérios problemas. Outro problema sério a ser enfrentado é a vaidade das
pessoas. Gestores vaidosos darão preferência a funcionários bajuladores.
Portanto, saber escolher uma equipe de qualidade já começa pela escolha de um
sábio e humanizado Gestor. O lado funcional poderá ser treinado. O componente
mais importante de uma pessoa, além do talento, é o seu caráter, a sua índole,
a sua força de vontade em querer ser alguém, uma pessoa de bem, em usar somente
meios lícitos, andar pelo caminho mais correto sem nunca pisar, lesar ou
difamar alguém. Talento e valores morais estão acima da capacidade intelectual
ou das experiências profissionais. Obviamente, o ideal seria encontrar exímios
profissionais talentosos com excelentes qualidades morais, mas isto é
extremamente raro e tais funcionários, quando localizados, certamente serão os
grandes Gestores do futuro.
16 - As habilidades que estiverem em
sintonia com a realização de um ótimo resultado comporão o papel de um grande
Gestor. Saber recrutar pelo talento e valores morais, ser capaz de escalonar
corretamente os resultados obtidos, concentração especial nos pontos fortes e
encontrar o ponto de equilíbrio nas diferenças, requer dedicação, trabalho e
sensibilidade. Ser objetivo e relacionar os talentos de cada um, após breves
reuniões individuais, para conhecer melhor as qualidades da equipe. Saber
observar e interagir com os colaboradores auxiliando-os em alguns momentos, ao
contrário de somente o Gestor ser auxiliado, cria uma relação de empatia que
favorecerá a produtividade sobre diversos aspectos psicológicos e
profissionais. O importante não é só ser capaz de enxergar as qualidades, mas estar
sempre atento para saber diferenciar comportamentos naturais de atitudes
fabricadas. Sempre lembrar que atitudes positivas acima da média só farão
realmente parte da personalidade de alguém se essa atitude ocorrer com alguma
frequência e não em raros momentos ou somente quando os Gestores estiverem por
perto observando.
17 - Quando um funcionário é consultado
sobre seus talentos e em quais setores ele desempenha melhor suas
potencialidades, acontecem três coisas interessantes: A) O empregado sente-se
valorizado por ter sido consultado; B) A satisfação com o trabalho aumenta
consideravelmente por estar executando uma tarefa muito próxima da sua área
mental de talentos; C) E o mais importante que é, sem dúvida, ao sentir-se
valorizado e realizado, o funcionário entra numa região de absoluta gratidão,
tenta retribuir com sua dedicação e produz muito mais por ter sido colocado à
prova, em uma espécie de desafio de confiança, onde ele sabe que, na função
escolhida por ele mesmo, deverá render mais do que outros que estavam trabalhando
naquele setor sem a devida vocação ou consulta. Conseguir construir mentalmente
o caminho inverso da produção ajuda a entender o mecanismo de uma forma mais
eficaz. Quem manda no mercado e quem compra é o cliente. O cliente quer um
produto de qualidade a um bom preço. A qualidade e o bom preço dependem de
excelência na produção. Quem faz a produção ser maior ou menor, com grande ou
pequena qualidade, é o empregado. O funcionário satisfeito, realizado, no lugar
certo, produz mais, melhor, com alegria, comprometimento e com alta qualidade,
tanto no produto quanto na sua performance.
18 - Os grandes Gestores esperam de
cada colaborador um ótimo desempenho, inclusive o deles mesmos. Uma das
atribuições diárias dos grandes Gestores é verificar amigavelmente o andamento
de cada processo, de cada setor, de cada empregado. Verificar se os
funcionários necessitam de alguma coisa, anotar sugestões, oferecer apoio e
salientar os pontos positivos de cada um com pequenos comentários positivos e
estimuladores. Em empresas com muitos funcionários esse trabalho poderá ser
realizado com um empregado de cada setor, a cada dia. Para se exigir muito
trabalho é preciso dar o exemplo com muito trabalho, para se exigir muita
qualidade no trabalho é preciso demonstrar muita qualidade também. O exemplo
deverá vir sempre de cima. Quando houver alguma reunião, focar sempre no
futuro, pois de nada irá adiantar perder muito tempo debatendo temas do passado. O futuro é mais importante, o futuro poderá ser modificado e motiva a capacidade
criativa das pessoas. Após cada reunião, encerre o tema com um conceito
espiritual de nível muito superior, como, por exemplo: Repartir não entra mais
no conceito de boa ação, participa das regras da obrigação, pensem nisso,
futuros gestores, administradores e empresários.


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