52 - A CAPACIDADE DE SABER ESCOLHER O MELHOR CAMINHO














1 – Desarmonias domésticas, desequilíbrios de conduta geral, excentricidades, exageros, fanatismos, pouca vigilância sobre os próprios atos e pensamentos, ociosidade, a contínua redução das tarefas benéficas cotidianas da vida, descuidos com os trabalhos em prol da evolução contínua no campo físico, moral, intelectual, espiritual e alimentar, em conjunto com outros fatores de risco, encabeçam a lista das principais causas para atrasos, estagnações e perturbações na escolha do caminho para uma vida equilibrada, regrada, progressiva e exitosa. Ser vigilante, em primeiro lugar, possui estreita relação com o hábito de orar frequentemente. Durante a oração ocorre um fenômeno de alto nível espiritual denominado de produção de elementos-força. Essas reluzentes partículas especiais atingem a todos em igual quantidade enquanto houver a concentração na prece. O que difere de indivíduo para indivíduo, resulta da elevação moral de cada ser e a sua respectiva capacidade, maior ou menor, para absorver e moldar essa chuva de Divinas partículas.



2 – Deus, em sua infinita justiça e sabedoria, espalha o bem e o amor em todos os cantos do infinito Universo. Mesmo os planetas e planetoides, aparentemente estéreis e desabitados, estão sujeitos às mesmas leis de trabalho edificante e evolutivo. À medida que as pessoas tomam consciência da correta aplicabilidade destas leis, sua parcela de esforço e responsabilidade eleva-se na mesma proporção do estágio do conhecimento assimilado. A escolha do melhor caminho envolve conceitos amplos de atitude e sabedoria. Quando estamos envolvidos nos corretos afazeres diários, nos tornamos aptos para melhor ouvir e seguir os nobres apontamentos do plano superior. O melhor caminho a ser trilhado envolve 5 etapas distintas:
a) – Estar propenso ao favorável ambiente que permitirá receber os conselhos do plano superior;
b) – Buscar o melhor e mais correto caminho a ser seguido que se tem discernimento;
c) – Não basta encontrar a melhor estrada, é preciso entrar nela e dar o primeiro passo;
d) – Ficar muito tempo parado na estrada correta é o mesmo que estar ainda procurando pelo melhor caminho;
e) – Quanto maior a distância percorrida na estrada, maior será a responsabilidade de elevar, gradualmente, a velocidade, a carga e os conceitos teóricos e práticos dos bons ensinamentos adquiridos.



3 – O Dr. Viktor Emil Frankl, célebre médico psiquiatra austríaco, correspondia-se frequentemente com Freud e notabilizou-se por ser o fundador da escola da Logoterapia, ciência que explorava o sentido existencial do indivíduo e sua dimensão espiritual para a vida. Dr. Victor Frankl desenvolveu uma fórmula muito interessante para elucidar cientificamente o significado do desespero: D = S – i. Segundo essa fórmula, o desespero seria explicado como sendo igual ao sofrimento menos o sentido das coisas que envolvem este sofrimento. Quanto mais lúcida e esclarecida for uma pessoa a respeito dos reais valores morais e espirituais da vida, menor será o seu sofrimento. Tal fórmula explica três vertentes de comportamento: 1) – Se a lucidez for muito pequena o sofrimento será muito grande; 2) – Se o esclarecimento for igual ao sofrimento o desespero tende a ser controlado e dissipa-se com o tempo; 3) – Se os conhecimentos morais forem muito superiores ao sofrimento, tal indivíduo não só compreenderia como até agradeceria a Deus a oportunidade enviada para o aperfeiçoamento da coragem, da resignação e, principalmente, do aprendizado.



4 – Segundo o Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, a cada dez minutos ocorre um ato de suicídio no planeta. As escolhas de caminhos errados, numa ponta da história de vida, estão intrinsecamente relacionadas com atos de suicídio, localizados na outra ponta da história de alguém. Farmacocinética é a maneira como um medicamento se espalha e é absorvido pelo organismo. Quanto maior for a paz interior, quanto mais elevados forem nossos objetivos de vida, quanto mais nobres forem nossos pensamentos, quanto mais generosas forem nossas atitudes, quanto mais escolhas corretas fizermos nessa vida mais estaremos sujeitos a curas, mais estaremos receptivos aos bons fluídos e fármacos que nos forem ministrados, independente da doença. As boas escolhas transcendem nossos conhecimentos e atingem áreas que sequer supomos existir. Faça a sua parte escolhendo os caminhos mais corretos e certamente o plano superior lhe guiará ao encontro das melhores árvores e dos melhores frutos que estiverem no seu caminho, ao seu alcance e conforme o seu adiantamento/merecimento na etapa de vida na qual você se encontrar.









.

Nenhum comentário:

Postar um comentário