22 – Dieta Inteligente







1 – A nossa dieta é um modo disciplinar notável, reflete nosso estado espiritual, emocional, nosso modo de ser, de agir, de pensar, de tratar a vida e a nós mesmos. O equilíbrio, em todos os aspectos da vida humana, inicia pela alimentação. Cada fruta, legume ou verdura possui uma cor peculiar de sua espécie e esse padrão de cores reflete cada espectro captado da composição da luz solar. Tal processo estimula órgãos, glândulas e tecidos quando pertencentes ao cardápio regular. Cada chakra se responsabiliza pela captação de uma determinada cor e é por isso que os nutricionistas estão cobertos de razão ao recomendarem pratos coloridos nas principais refeições.

2 – Precisamos adquirir o hábito de realizarmos uma boa dieta, regrada, multicolorida e com alimentos que promovam a saúde em seu sentido mais amplo. Alimentos funcionais, além de nutrirem, possuem substâncias capazes de melhorarem a saúde e auxiliarem na prevenção e cura de doenças.

3 – O côco é considerado o terceiro melhor alimento do mundo. É saudável, termogênico, ajuda no combate ao colesterol, sacia, hidrata e emagrece. A poupa, a água, o óleo, tudo pode ser muito bem aproveitado. Um pouco de canela pode ser adicionada, como tempero, inclusive em pratos salgados que o sabor passa despercebido. A canela melhora a saúde do pâncreas, fígado, coração, combate o açúcar no sangue e ajuda a emagrecer. Açaí é um potente antioxidante, protege o coração, combate inflamações, artrite, obesidade, câncer e a antocianina combate radicais livres.

4 – Couve, repolho, brócolis e nabo nunca devem faltar na geladeira de ninguém. Para combater a glicose no sangue podemos consumir canela, quiabo, maracujá, melancia, morango, pitanga, acerola, maçã, ameixa, jabuticaba, levedo de cerveja, limão, abóbora, tangerina, goiaba, ginkgo biloba, ginseng, funcho, chicória, azeitona, carqueja, cogumelos, cebola, alho, alho poró, aipo, couve flor, aveia, berinjela, arroz integral, pera, manga, pata-de-vaca e cajueiro. Evite o consumo excessivo de suplemento com vitamina A, prefira beta-caroteno.

5 – Na lista de importantes antioxidantes encontramos: astragalus, abacate, acerola, alho, côco, damasco, kiwi, laranja, maçã, uva, melancia, melão, nozes, nectarina, aveia, berinjela, ginkgo biloba, soja, azeite, tomate, iogurte, linhaça, repolho, beterraba, pimenta vermelha, brócolis, espinafre, morango, ameixa, banana, pera, melão, abacaxi, cenoura, abóbora, mamão e pimentão. Suplementos alimentares de aminoácidos, para quem pratica esportes, fazem muito bem para a saúde do corpo e do cérebro.

6 – Astragalus é uma maravilhosa planta chinesa que estimula o sistema imunológico, combate o câncer, gripes, influenza, aumenta a histamina, a energia, faz bem ao fígado, ao coração, é antiviral, bactericida, antioxidante e reduz o estresse. Nunca esqueça que doces, açúcares, refrigerantes, bolos e sorvetes representam veneno para a saúde.

7 – Se tiver de fazer suco faça suco de fruta fresca. O melhor seria tomar água e comer a fruta. Jamais tome refrigerante ou álcool. Os sucos industrializados não são toda essa maravilha que as pessoas pensam. A melhor bebida que existe é água. Levedo de cerveja é um excelente suplemento para qualquer idade.

8 – Além dos cuidados habituais, lembre-se de utilizar somente açúcar mascavo ou stevita. Os demais adoçantes transformam-se em ácido fórmico no organismo. Uma coisa é líquida e certa: Quem não quiser gastar seu tempo comprando, cozinhando, preparando uma alimentação mais saudável terá de encontrar um tempo maior ainda para cuidar da doença, ir ao médico, procurar medicamentos, gastar com remédios caros, faltar com afazeres, compromissos, trabalho, além de perder o bem maior, a própria saúde. Cuidar da alimentação não é somente uma questão de evolução é também uma grande demonstração de inteligência. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário