50 – SOLIDARIEDADE SEMPRE








1 – Pensar no semelhante, na verdade, acaba sendo pensar em si mesmo. Saber desenvolver as potencialidades do amor fraterno possibilita a transformação do sentimento interior em luz mais brilhante, viva e profundamente salutar para quem a emite. O egoísmo degenera a saúde física e espiritual enquanto a fraternidade abrevia provas e reduz dívidas. Se os egoístas soubessem do tamanho do poder e dos benefícios que a fraternidade traz, até mesmo os interesseiros decidiriam ser altruístas. Amor puro e sincero é um sentimento e a manifestação desse sentimento puro chama-se caridade. Portanto, quem se diz portador de amor no coração e não pratica a caridade, ou não sabe o que é amor, ou possui um amor à própria imagem. De qualquer modo, não se trata do puro amor.


2 – Aquele que se vangloria, inventa ou aumenta seus feitos, não possui espírito fraterno, pois quem salienta de forma exagerada e contumaz as próprias proezas acaba por diminuir e menosprezar seu ouvinte em detrimento da satisfação doentia de seu próprio egocentrismo inseguro e megalomaníaco. “Não saiba tua mão esquerda o que a direita fez.” Por diversas oportunidades presenciamos amigos que se intitulam benevolentes burlando procedimentos padronizados e igualitários, furando filas, portando-se como reis ou rainhas da calçada sempre esbarrando em pessoas na rua, atravessando seus automóveis em cruzamentos, parando em filas duplas, relacionando-se apenas com pessoas mais abastadas de simples matérias, com conceitos duvidosos ao gostarem das mesmas coisas que seus chefes gostam ou não apreciando as mesmas coisas que seus superiores não apreciam, cumprimentando e dialogando apenas com um grupo seleto de pessoas, dando espetáculos vergonhosos em portas giratórias, reclamando constantemente do governo, mas portando-se exatamente igual ou até pior do que muitos dos citados em seus ácidos discursos pré-moldados.


3 – Ser fraterno implica em mudança de conduta, treinamento espiritual e atenção especial a uma série de fatores corriqueiros: igualdade para todos, usar o mesmo peso e a mesma medida, evolução do sentimento, ser caridoso, auxiliar em pensamento e oração, ser paciente, ver o lado bom das coisas, não invejar, não ser materialista, sentir-se feliz pela felicidade alheia, não contar vantagem, não julgar-se merecedor de privilégios, não abusar da autoridade, possuir boa conduta, não ser precipitado, não ser indecoroso, não pensar somente em proveito pessoal, não ser irritado, respeitar o limite das pessoas, não ser ingrato, não compactuar com as injustiças, não ser intransigente, não ser maledicente, ser respeitoso com todos, respeitar as barreiras e horários de silêncio, preservar a honra e saber usar a verdade, usar o bom senso e jamais ofender em nome da “verdade”, saber perdoar, não ser rancoroso e vingativo, ser otimista, possuir fé fortalecida e racional, ser prestativo, auxiliar sempre que possível, trabalhar com o pensamento voltado para a evolução e não para a remuneração, ser perseverante no bem e no correto, compreender a importância da evolução, respeitar o sustento das pessoas, compartilhar conhecimento, superar a si mesmo e não aos outros, repartir o excedente, etc.



4 – O caridoso é respeitado e é auxiliado, nos momentos mais difíceis da sua vida, pelos espíritos protetores dos que foram ajudados por ele no passado. O caridoso é aquele ser que se ilumina quando deixa, por alguns momentos, de pensar em apenas ter para se preocupar mais em oferecer. Uma mãe zelosa e amorosa fica eternamente agradecida quando alguém estende a mão para um filho seu. Imagine, então, como o Pai Celestial regozija-se ao perceber que alguém está se preocupando com um de seus filhos. Segundo Paulo, o apóstolo, a caridade é a mais importante de todas as virtudes. De nada adianta andar com a Bíblia na mão o dia todo, recitando salmos e passagens decoradas, se não houver compreensão e prática dos ensinamentos mais importantes. Caridade é a parte prática de todo conhecimento e evolução espiritual que possuirmos. Todo aluno presta exames rigorosos após o estudo de determinada matéria. Na boa ação encontramos a prova e a nota por todo estudo que tenhamos assimilado. O Espiritismo concorda com o apóstolo Paulo e, principalmente, reverencia as sábias palavras de Jesus unificando ambos importantes conceitos filosóficos para enunciar: “Fora da caridade não há salvação”.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário