53 - O MUNDO NECESSITA DE UM POUCO MAIS DE CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO















1 – O raciocínio lógico nos faz pensar em algumas questões básicas para a compreensão do Universo e para prosseguirmos na estrada evolutiva a qual nos está intrinsecamente designada. Se um espírito possuísse somente uma única existência, e se fosse criado no momento exato da sua concepção carnal, e se sua vida na Terra fosse somente uma única vez, qual seria, então, o significado de se cobrar desse espírito ações praticadas em nome de um pecado original onde tal ser ainda nem havia sido criado, em um passado tão remoto? Mais uma vez recorremos a princípios científicos para elucidar certos contra-sensos, frutos de interpretações equivocadas, em argumentos utilizados em linguagens de imensa sabedoria, de forma ilustrativa e figurada, assim revelada a fim de facilitar a interpretação de um tema tão profundo. 



2 - Conforme o espírito vai rematriculando-se nos cursos da vida, suas habilidades vão aflorando, seus ensinamentos aprofundando-se, sua responsabilidade moral avolumando-se, seus  elaborados princípios consolidando-se e suas imperfeições (a resgatar) reduzindo-se a cada nova etapa de sua infinita trajetória de vida. A real interpretação de sublime instrução baseia-se no princípio Universal de que todos os espíritos são constantemente criados simples e ignorantes, donde concluímos que, nas suas estradas evolutivas encontraremos o esforço de cada um para depurar-se, evoluir, vencer por seus próprios méritos, numa vida igualitária a todos. Desta forma encontraremos os princípios básicos de imperfeições a serem depuradas, de vícios a serem vencidos, de ensinamentos a serem trabalhados, de delitos a serem resgatados, confirmando, dessa maneira, não apenas as raízes de um pecado original, mas, também, de uma ignorância original, de uma brutalidade original, de uma necessidade de ascensão original, de alguma virtude original, de algum pecado-falta-erro original e de muitos equívocos praticados originais.



3 – Mentes mais treinadas para o raciocínio lógico inquietam-se com esclarecimentos simplórios de promessas de contemplação perpétua ou de penas eternas, num misto de descrença e pasmo diante de um Ser que deveria possuir qualidades infinitas de justiça e bondade. Um número determinado de oportunidades não combina com certos preceitos oriundos de registros do mesmo exemplar que eleva as penas e os benefícios ao extremo da eternidade. A respiração celular, a alimentação, o salário no final de um mês de trabalho, o progresso intelectual nas classes escolares, tudo nos leva a crer que o Universo está impregnado de mecanismos complexos que envolvem a noção de esforço-trabalho-evolução-proporcionalidade-merecimento. 



4 - No mundo científico, para se refutar veementemente uma teoria, necessário se faz que se apresente uma teoria mais elaborada, ajustada, elucidativa, atraente, compatível, sedutora, plausível e esclarecedora do que a tese anteriormente demonstrada. Negar por negar, proibir por proibir, demonstrar algo menor para derrubar algo maior, não somente parece uma tática ingênua, como carece de elementos necessários de elevado grau de maturidade, conhecimento, embasamento científico, discernimento e sabedoria. Evidentemente, estamos aqui partindo do pressuposto de um debate ideológico meramente tangível ao campo filosófico das idéias e concepções de elevado teor moral, sem entrarmos num óbvio terreno, já tão debatido e demonstrado anteriormente,  de poder, de ganância, de leviandades, de egoísmos de salvação, de justificativas a serviço de interesses escusos e mesquinhos, de questões políticas, de estratégias de manutenção do poder e de domínio do material sobre o espiritual.



5 - Estava escrito que, em dado momento muito especial, o Espírito do Senhor iniciaria um processo de derramamento sobre toda a carne. Conforme a Terra  evolui, em consonância com o natural progresso moral e intelectual de seus habitantes, homeopaticamente as revelações sobre as intrínsecas leis e mecanismos Universais serão entregues a todos, sob a orientação de espíritos superiores, com a finalidade de favorecer as melhores escolhas a serem realizadas pela humanidade, sem, porém, jamais ferir a engenhoso formato de estudo, trabalho, pesquisa, esforço e descobrimento, presente em todas as etapas evolutivas dos seres conscientes e pensantes de todas as esferas habitadas do infinito Universo. 



6 - "Filhos e filhas profetizarão" ... Espíritos mais evoluídos irão reencarnando e obtendo uma visão mais clara do processo evolutivo do mundo dimensional dos encarnados e dos desencarnados ... Todas as pessoas possuem mediunidade em graus variados de acordo com seu esforço pessoal e estágio evolutivo. Tais fenômenos citados acima ocorrerão de forma gradativa e natural, a todas as pessoas de bem, sem jamais pertencer de forma exclusiva a este ou aquele segmento filosófico ou religioso. Ao mesmo tempo, de inúmeros pontos do planeta, emergirão mentes iluminadas, preparadas e capacitadas para a missão de formar uma malha de ligação de nobres pendores e de pureza de sentimentos que irá elevar a média vibracional da Terra habilitando nossa esfera mãe a passar de planeta de expiações e provas (Categoria 4) para mundo de regeneração (Categoria 3).



7 - Ninguém se sentirá vaidoso, pois que as idéias, ensinamentos e teorias, pouco a pouco reveladas, não pertencem a encarnado algum em especial. Todo o conhecimento pertence aos espíritos do bem, que por sua vez, pertence aos espíritos superiores, que por sua vez, pertence aos espíritos muito superiores do alto escalão, que por sua vez, pertence ao Mestre Jesus, que por sua vez, pertence a Deus Pai Todo Poderoso, desde a criação do Universo. Nesse novo método didático-filosófico-científico-religioso, orientado por Deus, observamos que, como os ensinamentos foram espalhados ao mesmo tempo pelo globo terrestre, mais difícil se tornaria sufocar o movimento da verdade e mais facilitada se tornaria a missão de se disseminar os iluminados ensinamentos do Senhor.



8 - Os mecanismos de funcionamento do mundo espiritual pertencem à Ciência Divina e à Natureza Elementar de todo o Universo. Tentar reprimir um movimento orientado por Deus e que faz parte da Natureza evolutiva de todas as coisas torna-se missão mais impossível do que tentar impedir que uma haste de grama nasça em cada pedacinho de terreno do planeta. A própria compreensão do complexo sistema evolutivo já encerra em si mesmo o esclarecimento das revelações que foram chegando gradativamente. A primeira revelação, a de Moisés, era despótica, verticalizada, autoritária, absoluta, imposta pela força para um povo extremamente singelo e embrutecido. A segunda revelação, a de Jesus, que chegava dezoito séculos mais tarde, veio de forma branda, amorosa, conciliatória, rica em linguagens e parábolas figuradas, persuasiva pelo amor e pelo exemplo superior de seu formato e de seu Iluminado Portador. 



9 - A sutileza da terceira revelação, a dos espíritos, veio orientada pelo meio filosófico-científico para um mundo de religiosidade altamente materialista, para um planeta também repleto de pessoas intelectualizadas sedentas de compreensão racional do mecanismo de funcionamento de todas as coisas. Podemos comparar as 3 revelações com a construção de um imponente prédio com diversos degraus e andares. A base, a fundação e os alicerces são como a primeira revelação. Jesus trouxe a segunda revelação para que construíssemos as paredes, as escadas e os andares de nossa edificação moral. A terceira revelação, a espiritual, nos foi presenteada para que incluíssemos as portas e janelas, sem as quais não teríamos a visão mais clara, objetiva e o acesso às coisas que acontecem no infinito horizonte.



10 - Observamos alguns aspectos interessantes nos mecanismos da terceira revelação: Não será encontrado ensinamento integral e completo em apenas uma região ou pessoa. Como ocorre no processo de pesquisa científica de grande complexidade, há um número imenso de observações e de pesquisadores imbuídos de desbravarem os segredos de assuntos tão diversificados compostos de um grande número de enfoques e nuances. Para formar um pesquisador é necessário anos de estudos nas classes escolares, dedicação e força de vontade. Para um pesquisador das coisas do mundo espiritual ser bem sucedido é necessário anos de dedicação ao seu lado intelectual, ao seu lado humano e humanitário, ao seu lado composto pela força de vontade de aperfeiçoamento de qualidades de todos os tipos, ao seu lado moral, ao seu lado espiritual e ao seu lado filosófico e de raciocínio lógico.



11 - Devido ao fato de se fazer necessário diversos formatos específicos, frutos do esforço pessoal de cada um, de adiantamento moral e mediúnico, às variadas maneiras de pesquisa, observou-se, neste princípio básico, propositadamente, mais um motivo pelo qual não se encontrava depositado em um único local, ou em um único ser, toda uma gama de elementos imprescindíveis para as inúmeras formas de pesquisa a respeito da espiritualidade superior. Da mesma forma que um cientista necessita de muito preparo intelectual para alcançar seu intento, um pesquisador do Universo Superior precisará de muito adiantamento em suas qualidades para executar um bom trabalho. Para a causa espiritual de nível elevado não basta um curso superior, não basta decorar passagens de um único volume, não basta construir um império a custa de doações, não basta vestimenta especial, não basta terno e gravata, não basta realizar pequenas obras humanitárias de cunho publicitário, não basta possuir o dom do discurso e não basta possuir uma aparência vitoriosa ou carismática. Normalmente é preciso desenvolver qualidades que justamente entram em oposição e conflito com as características "salvadoras" mencionadas acima.



12 - O nível de desenvolvimento que chegou a humanidade já permite que se empregue o método didático do ensino realizado por meio coletivo e não individual. Semelhante a uma produção em série, cada componente do processo desenvolve habilidades específicas e juntos, somados todos os esforços, finalizam uma obra com a contribuição maior ou menor de cada um. Todos são engrenagens do mesmo empreendimento e possuem sua devida importância neste estilo produtivo. Conforme o planeta evoluir, as mensagens reveladoras irão chegando no seu devido tempo e no seu devido método, sempre em conformidade com o estágio evolutivo de seus habitantes e de acordo com as Leis Universais, há muito já elaboradas, dos desígnios de Deus.






.







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário